A EngiPAR, realizou uma vistoria/peritagem, nos dias 3 e 25 de maio deste ano, ao soalho de “madeira compósito multicamada” e à argamassa de revestimento do pavimento (suporte do soalho), numa moradia situada em Paços de Brandão.
O soalho apresentava falhas na planimetria e a base das paredes e os rodapés, apresentavam “empolamentos” e descasque da pintura.
Foram efetuadas medições da temperatura e do teor de humidade relativa, verificação “in situ” da composição da laje térrea, bem como do “arranque” do sistema ETICS de revestimento das paredes exteriores e ainda da drenagem periférica da casa.
Após estudo pormenorizado do soalho e análise dos materiais e sistemas aplicados na “envolvente” durante a construção da moradia, foi possível perceber que a causa primária das patologias, se devia a fenómenos de “ascensão capilar”, por inexistência de “corte hídrico” sob as paredes e laje.
Foi elaborado e apresentado, um relatório detalhado, com conclusões e uma metodologia com possíveis soluções de reparação.