Quando surge a necessidade de intervenção num edifício é importante saber qual o seu estado de conservação e quais as anomalias existentes, assim como a sua extensão. Só uma correta identificação destas anomalias pode produzir uma ação eficaz neste sentido. É, por isso, importante, efetuar uma identificação correta dos seus sintomas e das suas causas através da realização de inspeções e diagnósticos completos e adequados.
As anomalias podem ter como origem causas humanas ou outras. As causas humanas podem ocorrer nas diversas fases por que passa a construção de um edifício, tais como conceção de projeto, execução e utilização. Nas outras causas estão as que têm origem em ações naturais (físicas, químicas e biológicas), desastres naturais (tempestades, incêndios, etc.) e desastres devidos a causas humanas imprevisíveis (fogo, inundação, explosão, choque, etc.).
Entre os principais agentes de deterioração dos elementos e materiais constituintes dum edifício temos:
- Água
- Variações der temperatura
- Presença de sais solúveis
- Poluição atmosférica
- Bio deterioração
A ENGIPAR está munida dos meios necessários e técnicos competentes, realizando um diagnóstico completo e adequado por forma a garantir a satisfação dos seus clientes.